Blog

18.09 - 16h55min

Seria a maçã a fruta mais saudável do mundo?

Em entrevista, especialista afirma que, se precisasse apontar uma fruta para ser consumida todos os dias, ela seria a maçã. Veja por quê!

Seria a maçã a fruta mais saudável do mundo?

Você provavelmente já sabe que comer frutas é sinônimo de ser alguém mais saudável. Não há novidades aqui — ouvimos isso todos os dias na TV, nos jornais, na escola…

Mesmo assim, muita gente não dá o assunto como encerrado e vive se perguntando: seria possível determinar qual é a fruta mais saudável do mundo? Bem, é justamente sobre isso que o nosso artigo de hoje vai falar!

Uma maçã por dia… Seu organismo agradece!

Para começar, precisamos dizer que a maçã é uma forte candidata ao posto de fruta mais saudável da história do nosso planeta. Para a sorte de todos, ela é muito fácil de ser encontrada e ainda é prática, podendo ser carregada e consumida por qualquer um e em qualquer lugar.

Talvez sejam exatamente essas as características da fruta que encantaram o povo inglês. Eles, por sua vez, criaram um ditado que acabou ficando muito famoso no mundo inteiro: “one apple a day keeps the doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico longe).

E é aqui que chegamos ao ponto X da questão. Com toda a fama de saudável que essas frutinhas vermelhas ganharam ao longo do tempo, é cada vez mais claro o interesse dos especialistas em estudar a maçã e descobrir o que ela tem de tão diferente.

Em um desses estudos, o nutrólogo Mário Falcão, da Faculdade de Medicina da USP, comprovou os benefícios de incluir uma maçã todos os dias na dieta. Em entrevista ao jornal “O Globo”, o especialista afirmou categoricamente: “Se tivesse que indicar uma fruta para ser consumida todos os dias por adultos, ficaria com a maçã, pois ela é completa. Além de dar saciedade, possui diversas outras propriedades”.

Se você ainda não está convencido, confira abaixo 4 incríveis benefícios das maçãs para a saúde humana:

Auxilia o emagrecimento: seu alto teor de pectina dificulta a absorção de gorduras e glicose. Além disso, as fibras da fruta são absorvidas lentamente, deixando o organismo sem fome por mais tempo.

Controla o colesterol: para quem vive com medo de se descontrolar na questão do colesterol, uma maçã por dia é um hábito ainda mais sensato. Contendo o que os nutrólogos chamam de “fibra solúvel”, a fruta consegue dificultar a absorção dessa substância.

Apoia o sistema respiratório: se consumida com casca, a maçã também contém quercetina, uma propriedade que auxilia a função pulmonar. Um
estudo de 2007, realizado na Grã-Bretanha pelo Instituto Nacional de Corações e Pulmões, afirmou que crianças que tomam suco de maçã diariamente têm menos propensão a desenvolver problemas com a asma.

Combate diferentes doenças: assim como a maioria das frutas, a maçã também é uma excelente via para quem quer prevenir doenças dos mais variados tipos. AVCs, alguns tipos de cânceres e diabetes entram na lista.

***

E aí, se convenceu de que a maçã pode mesmo ser a fruta mais saudável do mundo? Deixe um comentário abaixo, a Fischer adoraria saber qual é a sua opinião!

Deixe o seu comentário