Blog

05.08 - 08h00min

7 Formas de ajudar seu filho a comer bem

A Fischer foi atrás de algumas coisas e encontramos dicas bem legais sobre o assunto. Confira!

 7 Formas de ajudar seu filho a comer bem

Por que será que algumas crianças comem bem e aceitam grande variedade de alimentos enquanto outras mal limpam o arroz do prato?

A resposta para esta pergunta pode estar em dois lugares diferentes: na genética ou nos estímulos certos.

No caso da genética, precisamos considerar que as pessoas já nascem com características únicas e, portanto, alinhando-se ou não com uma alimentação mais saudável desde a infância.

Por outro lado, é óbvio que os pais não devem se render à situação. Ao fornecer os estímulos certos, até a criança com menor apetite por comida saudável pode acabar nos surpreendendo.

Mas como fazer isso? Bom, a Fischer foi atrás de algumas coisas e encontramos dicas bem legais sobre o assunto. Confira abaixo as 7 melhores formas de estimular o seu filho a comer bem:

1 - Comece pelo exemplo

Você certamente já ouviu por aí que as crianças adoram copiar os pais, certo? Isso acontece mesmo: segundo
entrevista da psicóloga Triana Portal à Revista Caras, as crianças aprendem principalmente imitando as pessoas que estão mais próximas.

Dessa forma, se você quer um filho que coma bem e seja saudável, os adultos da casa precisam dar o exemplo.

2 - Cuidado com as “bobeiras” fora de hora

Doces e salgadinhos são bobeirinhas que, fora de hora, podem causar uma tremenda falta de apetite na criança, a impedindo de comer bem.

Mesmo sabendo disso, muitos pais acabam, por distração, liberando uma coisa ou outra em momentos próximos a uma refeição. Ao fazer isso, a fome passa e os pequenos acabam ficando cada vez mais mal acostumados.

3 - Troque os doces por uma maçã

Quando falamos sobre alimentação infantil, é importante que os pais se atentem para a quantidade de frutas, verduras e legumes que são consumidas diariamente pelas crianças — como já citamos em uma outra oportunidade, o ideal é
consumir 5 porções de vegetais ao dia.

Para bater essa meta, vale apostar em um segredinho: quando o seu filho pedir um doce, convença-o a trocar a guloseima por uma maçã, que é suculenta e bem docinha.

Se quiser uma força extra, pode recorrer às nossas Maçãs Turma da Mônica, que são próprias para o consumo infantil, já vêm pré-lavadas e podem ser encontradas por todo o Brasil.  

4 - Procure ambientes favoráveis

Assim como é importante que os pais deem o exemplo, também é legal inserir a criança em um contexto onde seja estimulada a comer bem. Você pode fazer isso observando quem são as crianças que comem bem e estimulando a amizade do seu filho com elas.

Ao observar que a alimentação saudável não é um problema para outras crianças, são grandes as chances de que ele ou ela comece a reagir melhor aos alimentos.

5 - Cozinhe juntinho

Nossa quinta dica é simples e bem prática: envolva os pequenos no preparo de uma boa refeição saudável!
É claro que nem sempre temos tempo para fazer isso, mas não custa nada reservar uma ou duas refeições na semana para serem preparadas junto aos filhos.

O fato de participar da montagem do prato com certeza torna tudo mais divertido e apetitoso!

6 - Hmm… Que fome!

Se você quer que o seu filho coma bem, pode estimular isso matriculando-o em aulas de futebol, natação ou qualquer outro tipo de atividade física. Além de chegar em casa cheio de apetite, ele também passará a dormir melhor e a ter mais disposição no dia a dia!

7 - Recompensas não compensam

Por fim, vale quebrar o mito de que é bom dar um doce ou alguma outra bobeirinha em forma de recompensa sempre que a criança aceita comer bem...

O que se sabe, na verdade, é que essa estratégia pode não ser tão interessante assim. Ao fazer isso, você pode estar passando a mensagem de que comer um pouco de arroz ou uma porção de brócolis é tão ruim que precisa de recompensa no final.

O ideal é optar sempre por estratégias mais pautadas em novidades e criatividade, como as que você conferiu por aqui hoje!

Deixe o seu comentário