Blog

09.07 - 08h35min

Como ser mais otimista? 6 Dicas da neurociência para treinar o seu cérebro!

Por que algumas pessoas são mais pessimistas do que as outras? Confira algumas respostas e veja como a neurociência pode ajudar!

Como ser mais otimista? 6 Dicas da neurociência para treinar o seu cérebro!

Existem diversos motivos para escolhermos ser otimistas, então por que não o somos?

Bom, para começar, porque ser um otimista ou um pessimista nem sempre é uma escolha consciente. Algumas pesquisas da neurociência apontam, inclusive, que fatores genéticos também influenciam nessa questão.

Apesar disso, há muitos comportamentos que podemos controlar (e estimular) para que uma visão mais otimista da vida aflore em nós. Aprenda sobre 6 deles mais abaixo!

Como ser mais otimista em 6 passos

Antes de começar, precisamos lembrá-lo de que ser otimista não é sinônimo de ser ingênuo ou estar feliz o tempo todo. Ser otimista é simplesmente cultivar um estado mental que dê mais vazão ao lado positivo de algumas situações corriqueiras do dia a dia.

Por exemplo: você e um amigo podem trabalhar em uma mesma empresa, no mesmo setor, e experimentarem emoções completamente distintas.

O chefe chama seu amigo para conversar e ele fica animado: “será que vou receber um aumento?”. Você, por outro lado, é chamado e pensa: “poxa, vou levar uma bronca!”.

Perceba que a situação é a mesma, mas, enquanto uma pessoa fica empolgada, a outra fica ansiosa.

Este é apenas um dos diversos exemplos que poderíamos citar. Essas diferentes interpretações que temos do mundo fazem com que ele pareça mais doce para uns e amargo para outros — então, para tornar-se alguém que consegue enxergar o lado bom das coisas, tente cultivar os hábitos abaixo!

1 - Cultive o momento presente

Muitos pessimistas só são pessimistas porque estão sempre projetando o futuro. O que vou fazer se perder o emprego? Como pagarei aquela conta? E se minha empresa não der certo?

A boa notícia é que a maioria das nossas projeções mentais nunca se concretizam, então simplesmente não vale a pena sofrer por algo que nunca vai acontecer.

Portanto, só invista sua energia no que está acontecendo agora, no presente!

2 - Crie um diário da gratidão

Você já fez uma boa refeição hoje? Beijou o seu filho? Teve a oportunidade de dormir em uma cama confortável e aconchegante?

Pois é, todas essas são coisas simples e valiosas que passam despercebidas em nosso dia a dia.

Criar um diário de gratidão é um hábito simples que acabou se popularizando por conta da apresentadora Oprah, que disse anotar seus principais momentos de gratidão como uma forma de celebrá-los.

Criar um diário de gratidão é muito fácil: basta parar uma vez pela manhã e listar 3 coisas pelo que você é grato naquele dia!

3 - Detecte momentos de pessimismo e suas causas

A partir de hoje, procure detectar situações onde esteja sendo pessimista. Ao invés de agir no piloto automático, questione-se: de onde veio essa visão pessimista? Aconteceu algo para que eu esteja pensando assim? Como a minha versão otimista encararia isso?

Você pode ter muitas lições de autoconhecimento ao encarar a vida por essa ótica!

4 - Lembre-se das coisas boas

Quando estamos pessimistas ou ansiosos, parece que tudo vai de mal a pior. Nessa hora, procure se lembrar de coisas boas que aconteceram no seu dia — isso pode trazer uma grande dose de otimismo para contrabalancear a equação!

5 - Medite

A meditação é uma forma poderosa de nos tornarmos mais lúcidos e otimistas. Ao sentar por pelo menos 10 minutos por dia e observar os seus pensamentos, sua mente tende a desacelerar e enxergar as coisas com mais clareza, diminuindo a ansiedade.

6 - Sorria mais

Você sabia que o simples ato de sorrir “engana” o seu cérebro e te torna mais feliz?

Quando o cérebro detecta que a boca está fazendo os movimentos de sorrir, é mais ou menos como se concluísse: quando estou feliz, eu sorrio, então, se estou sorrindo, devo estar feliz!

Portanto, naqueles dias em que perceber muito pessimismo no ar, separe alguns minutos para sorrir. Esse pode ser o primeiro passo para mudar seu astral!

***

Além de nos proporcionar uma vida mais leve e feliz, o otimismo também nos faz viver mais: uma pesquisa das universidades de Harvard e Boston encontrou relação entre pessoas otimistas e uma vida mais longa!

Agora que você já descobriu por que e como se tornar mais otimista, não se esqueça de compartilhar mais este artigo do blog da Fischer com seus amigos. Até a próxima!

Deixe o seu comentário