Blog

25.12 - 10h00min

Como fazer uma composteira em casa: passo a passo

Fazer uma composteira doméstica é mais fácil do que você imagina. Confira o passo a passo!

Como fazer uma composteira em casa: passo a passo

Fazer uma composteira em casa é uma realidade não só para quem mora em casas com quintais, mas também para quem vive em espaços menores, como apartamentos.

A compostagem, caso você ainda não tenha familiaridade com o termo, é a transformação de lixo orgânico (restos de comida) do seu dia a dia em adubo, por meio da ação de microorganismos.

Além de ser benéfico para o meio ambiente, diminuindo as áreas ocupadas por lixões e reduzindo as emissões de gases poluentes, fazer uma composteira doméstica também permite que você tenha sempre adubo de alta qualidade para cultivar suas plantas ou criar sua própria horta!

Como fazer uma composteira em casa?

Quer entender o passo a passo para fazer sua própria composteira? Então confira abaixo tudo o que você precisará!

Passo 1 - Comprando os materiais necessários
Para começar, você precisará comprar 3 caixas de plástico. Famílias com até 2 pessoas podem comprar caixas com dimensões de 30x40x15 centímetros. Já famílias com até 5 pessoas precisam de caixas nas dimensões 45x60x30 centímetros.
Você também pode usar 3 baldes de margarina industrial, geralmente encontrados em padarias.
Compre também uma torneirinha plástica, por onde o chorume da composteira irá escoar. Os últimos materiais que você precisará são minhocas californianas, uma meia-calça, terra e serragem (ou folhas secas de jardim).


Passo 2 - Furando as caixas
Faça furos laterais nas caixas 1 e 2 (contando de cima para baixo) para ventilação. Depois, use uma furadeira para furar os fundos da caixa 1 e 2 e as tampas das caixas 2 e 3.
Faça muitos furos nos fundos e nas tampas! Se preferir, nas tampas você pode recortar o miolo e fazer um buraco para facilitar ainda mais a passagem de um balde para o outro.
Encaixe uma meia-calça na “boca” da caixa 3 para evitar que as minhocas caiam nesse recipiente. A ideia é que ali esteja somente o chorume. Depois, faça um furo maior na lateral dessa mesma caixa para instalar a torneira plástica.


Passo 3 - Inserindo os materiais
No balde 1 (de cima), coloque os restos orgânicos como casca de ovo, pó de café, talos de hortaliças e cascas de
frutas. Atenção: não coloque carnes, ossos, queijos ou restos de refeições, pois esses alimentos atraem moscas e causam mau cheiro.
Cubra os materiais orgânicos com a serragem/folhas/gramas secas. Logo depois, coloque as minhocas.
Com o passar do tempo, conforme sua família for produzindo material orgânico, você alimenta o balde 1 e, em um determinado momento, ele irá encher. Nessa hora você trocará as caixas 1 e 2 de posição, invertendo suas tampas (a tampa da 1 vai para a 2 e vice-versa).


Pronto! Depois de 40 dias você já poderá começar a retirar o chorume da caixa 3 através da torneira. Lembre-se: cada medida de chorume deve ser diluída em 10 medidas de água.

No balde 2 você também terá um adubo sólido em forma de composto marrom e sem cheiro. Agora é só
alimentar as plantas e vê-las crescendo saudáveis e sem doenças!

Gostou? Então compartilhe o nosso artigo sobre como fazer uma composteira em casa com seus amigos. Até a próxima!


 

Deixe o seu comentário