Blog

25.01 - 15h23min

Rastreabilidade dos alimentos: por que é importante?

Com tantos produtores no mercado, fica difícil controlar a procedência daquilo que estamos levando para casa. A saída está na rastreabilidade dos alimentos!

Rastreabilidade dos alimentos: por que é importante?

Apesar de ser um tema importantíssimo para a sociedade, pouco se fala em rastreabilidade dos alimentos no Brasil. Precisamos mudar isso.

Aliás, o assunto é tão pouco discutido que há uma grande possibilidade de que você nem sequer tenha ouvido o termo nos últimos anos. Afinal, você sabe o que é rastreabilidade dos alimentos?

O que é rastreabilidade dos alimentos?

Não é segredo que o nosso país é uma grande potência em termos de agricultura. De norte a sul do país, milhares de produtores retiram o seu sustento plantando e comercializando legumes, frutas, verduras e outros alimentos.

Isso é ótimo, mas existe um problema aí: com tanta gente envolvida no processo, como garantir a boa procedência desses produtos?

É justamente para responder a pergunta acima que surge a rastreabilidade dos alimentos. Através de um código de rastreio, cada lote produzido recebe informações detalhadas informando onde foi plantado, onde foi colhido, há quantos dias está sendo transportado etc.

Os benefícios da rastreabilidade

O controle proporcionado pela rastreabilidade dos alimentos beneficia todos os agentes envolvidos, como veremos abaixo.

Pelo lado do consumidor, o processo serve para garantir que os alimentos levados para a casa não colocarão sua família em risco. Já para o supermercadista, a rastreabilidade é importante por proporcionar uma maior supervisão sobre os fornecedores, dando aos empresários a certeza de que estão oferecendo aos clientes somente alimentos em perfeitas condições de consumo.

E se você pensa que os benefícios acabaram por aí, está muito enganado: o meio ambiente também é muito favorecido com a adoção de processos de rastreabilidade. Através de um rastreamento preciso, é possível identificar e punir aqueles produtores que trabalham com altos níveis de agrotóxicos ou práticas que estão em desacordo com a produção sustentável.

Onde encontrar o código de rastreamento dos seus alimentos

Apesar de importante, a rastreabilidade ainda não é um processo obrigatório no Brasil. Mesmo assim, empresas pioneiras como a Fischer fazem questão de tomar a dianteira e incentivar essa prática no mercado.

Uma vez no supermercado, os produtos rastreados são bem fáceis de serem identificados: você encontrará, em sua embalagem, um código em forma de número ou QR Code que poderá ser decifrado por qualquer celular com acesso à internet.

Além de informações básicas como o local onde aquele alimento foi plantado ou a quantidade de agrotóxicos utilizada na produção, muitos desses códigos também trazem informações extras e até imagens comprovando a sua origem.

Agora que você já descobriu o que é e quais são os benefícios da rastreabilidade de alimentos, não fique de fora e participe dessa mudança. Dê preferência aos alimentos rastreados e faça pressão para que os produtores apoiem essa causa. O nosso país agradece!

Deixe o seu comentário